Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos
O que é SKU?
O SKU (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque) é um código que por meio da sua combinação separa itens por diferentes tipos, facilitando a gestão de estoque do seu negócio. Ou seja, quando cada produto possui seu SKU, fica fácil identificá-lo e verificar sua disponibilidade.
Por que ele é tão importante?
O código SKU é extremamente importante para manter a organização dos seus produtos, principalmente quando a sua loja virtual oferece uma grande variedade de marcas, cores, tamanhos e produtos diferentes no geral.
Em um e-commerce, é extremamente necessário saber a quantidade de produtos disponíveis para evitar problemas com seus pedidos e processos logísticos. Ele facilita a identificação e distinção de cada mercadoria, que além da otimização do controle de estoque, garante que o produto correto seja entregue.
Além disso, vale citar também que muitos marketplaces priorizam os anúncios que possuem o SKU, pois garante informações completas do produto em questão e mostra uma organização muito mais eficiente, diminuindo riscos e complicações. Ou seja, se seus produtos possuem o SKU registrado, seus anúncios tendem estar em vantagem.
Eles também podem ser usados em sistemas ERP, para integrar o estoque do negócio, automatizando processos e tornando a gestão ainda mais eficiente.
Quais são seus principais benefícios?
Melhor organização
Melhor controle de estoque
Agilidade na identificação dos produtos
Agilidade na localização de produtos
Maior produtividade
Melhor comunicação
Qual a diferença do SKU e Item?
Cada SKU é uma combinação para a localização de um produto específico, como por exemplo:
Um SKU determina um produto de X modelo / X marca / tamanho / X cor.
Já o item, é uma forma mais genérica de algo que está disponível, como por exemplo “X óculos”. Ou seja, os SKU são as variações de cada item.
Qual a diferença do SKU e Código de barras?
O código de barras é um código único e exclusivo de cada produto, gerado por sistema (geralmente do fabricante) e padronizado nível mundial. Já os SKU são criados internamente, com uma combinação lógica para fácil identificação, afim de organizar o estoque de cada empresa individualmente.
Como criar um SKU?
Para criar um SKU é importante saber que:
Ele deve ser curto, obtendo apenas as informações essenciais e relevantes.
Deve seguir uma sequência lógica.
Cada produto específico precisa de um código.
Exemplo:
No caso de um tênis da Adidas Superstar/masculino/branco/tamanho 42.
Código de SKU: AD-SUP-MASC-BR-42.
Dessa forma, as outras variações devem seguir a mesma lógica.
Agora que você sabe o que é e como fazer um código SKU, não se esqueça de começar a aderir aos seus produtos. E se você quer otimizar ainda mais suas vendas e seu e-commerce, conheça o MeliControl! A ferramenta que vai turbinar suas vendas e te ajudar a se tornar um vendedor muito mais profissional! Faça o teste grátis de 30 dias clicando aqui.