Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos
Como categorizar um anúncio no Mercado Livre corretamente
O que são as categorias dentro do Mercado Livre?
Você já deve ter percebido que todos os anúncios se encontram dentro de uma categoria e subcategoria. Isso facilita a pesquisa para o usuário.
Por exemplo, se ele quer comprar uma Camiseta, pode entrar na categoria Roupas, encontrar a subcategoria e ter uma ampla visualização de modelos.
Por que categorizar corretamente é importante?
Para o vendedor
Categorizar os seus anúncios corretamente é essencial para que os usuários encontrem o seu produto rapidamente. Como por exemplo, se alguém pesquisar “Lápis de cor” no Mercado Livre, os produtos categorizados como “Arte, Papelaria e Armarinho” irão aparecer em primeiro nas respostas, por serem os mais adequados. Ou seja, se o seu produto não está categorizado corretamente, ele não vai aparecer para o usuário que está buscando e você irá perder a venda para um concorrente.
Inclusive, visando a qualidade da plataforma, o próprio Mercado Livre deixa os anúncios em categoria incorreta inativos para que o vendedor volte a anunciar em uma categoria correta. Imagina se seu anúncio é cancelado e você tem que anunciar do ZERO? Péssima prática. Além disso, com a categoria incorreta você provavelmente não irá encontrar a ficha técnica do seu produto.
Para os clientes
Essa categorização traz o benefício de ter uma boa experiência de compra para aquele que está pesquisando, já que evita que produtos indesejados apareça nos resultados e dificultem a busca.
Como categorizar corretamente?
Se coloque no lugar do cliente: Se fosse você buscando esse produto, o que você pesquisaria? Pense como consumidor.
Conheça e analise a concorrência: Estude os anúncios que mais vendem e que estão melhor posicionados nas buscas pelo produto. Qual categoria eles utilizam?
Siga a recomendação do Mercado Livre: Quando você escolhe o título, o próprio Mercado Livre sugere categorias para o produto que você está vendendo. Escolha um bom título e basta selecionar alguma sugestão. A plataforma busca realizar melhorias nesses algoritmos frequentemente, a fim de proporcionar uma categorização correta para os usuários. Confira no nosso blog algumas dicas para criar um título que seja atraente e te ajude a ganhar visibilidade.
Lembrando, fique atento na política sobre categorização de produtos.
Gostou do artigo? Se profissionalize ainda mais com o MeliControl! Acesse nosso site e conheça nossas funcionalidades.