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Como analisar e lidar com a concorrência no Mercado Livre
Todo tipo de negócio, seja físico ou digital e em qualquer modalidade ou categoria, possui concorrência. Logo, para vender é preciso se destacar. E como fazer isso dentre tantas variações e disputas de marca, produtos, preços e marketing? É necessário obter uma boa estratégia comercial e saber gerenciar o seu negócio.
Como vencer a concorrência?
1) Invista na sua marca
Se destacar dentre as concorrências não se trata apenas de observar os preços e manter sempre o menor preço, pois assim você acaba entrando em uma disputa de menor valor e deixando de se preocupar com seus gastos e lucros. É preciso olhar além da precificação e pensar na loja como um todo.
Lembre-se que credibilidade é um fator extremamente importante para os usuários do marketplace. Muitas vezes, a pessoa prefere comprar naquela loja que passa confiança, tem boas avaliações e comentários positivos, com um preço justo, do que naquela que vende por “preço de banana” mas não passas segurança e profissionalismo nenhum.
Do que adianta o seu preço ser o menor do mercado mas seu atendimento é ruim, suas entregas não são de qualidade e os feedbacks negativos? Nada!
Ou seja, é preciso ter um equilíbrio e saber balancear estratégia comercial com valores justos.
2) Analise seus concorrentes
Pense no que os seus concorrentes estão fazendo para crescer e conquistar os clientes, que você não faz? quanto eles estão investindo na visibilidade, no marketing, nos anúncios e na qualidade da marca?
Esteja sempre de olho nos movimentos dos seus concorrentes. Entenda suas estratégias, o que eles fazem com os preços, se estão se adaptando a sua estratégia e precificações.
Se um concorrente estiver sempre mantendo valores menores do que os seus (média do mercado) então ele provavelmente:
Conseguiu um fornecedor onde o custo do produto é menor, tendo vantagem e margem de lucro.
Está colocando todo o seu lucro em jogo e apenas investindo em conquistar espaço no mercado, o que a médio/longo prazo pode se tornar uma decisão fatal.
3) Aplique estratégias
Você pode pensar em estratégias de frete, oferecer descontos ou cupons promocionais, por exemplo. Ou até mesmo abaixar o preço apenas dos produtos mais concorridos e manter dos outros com maior margem de lucro.
O mais importante é sempre se preocupar com o seu orçamento e evitar prejuízos em um todo. Mesmo que você perca de um lado, ganhe de outro e assim comece a crescer.
Entenda o publico alvo
O que você pode começar a vender e inovar, para conquistar mais clientes para a sua loja? Pesquise e entenda o seu público-alvo.
4) Invista em um gerenciador de vendas
Na ferramenta de gestão de vendas MeliControl, por exemplo, você consegue analisar a competição do Mercado Livre de forma prática e ampla. O MeliControl possibilita:
Que você faça comparações;
Entenda se os seus resultados estão abaixo ou acima da média;
Aprenda boas práticas de mercado;
Analisar as informações de seus concorrentes de inúmeras formas diferentes.
Monitorar preços, anúncios, vendas, visitas e novas publicações dos concorrentes que você desejar.
Visualizar o número de vendas de X concorrente por X período e as avaliações feitas pelos.
Extremamente útil e um grande diferencial né? Ficou interessado? Saiba mais e faça o teste grátis de 30 dias! Comece a vender como um profissional e se destacar cada vez mais no mercado com o MeliControl.